• Encerramento do Outubro Rosa 2015 – 1º Simpósio de Atualização do IMAMA

    11951343_890092241087292_8514068708306053272_n

     

    Aconteceu no último sábado, 31 de outubro, o 1º Simpósio de Atualização do Instituto de Mama Campinas, em que encerramos a comemoração do Outubro Rosa deste ano.

    O evento foi marcado por discussões de altíssimo nível científico contando com a participação de renomados médicos das várias especialidades que envolvem o diagnóstico e tratamento das doenças da mama, tanto palestrantes como participantes do simpósio. O enfoque das discussões foi a prescrição de terapia hormonal e anticoncepção para as mulheres de alto risco para câncer de mama, após brilhante apresentação do tema pelo Dr. Rogério Bonassi Machado, ginecologista professor da Faculdade de Medicina de Jundiaí. Após a aula casos clínicos foram discutidos com o Prof. Vicente Bagnoli, professor titular da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

    Foi destacado também o papel da reconstrução mamária no atual cenário do tratamento do câncer de mama, em palestra ministrada pelo presidente da Regional São Paulo da Sociedade Brasileira de Mastologia, Dr. Vilmar de Oliveira. O simpósio foi marcado pela interatividade com a plateia através da discussão de casos clínicos relacionados aos temas, pela troca de experiências entre os convidados e pelo elevado teor da discussão interdisciplinar, o que abrilhantou ainda mais o evento.

    A segunda parte do evento contou com a presença da Primeira Dama de Campinas Sandra Ciocci e demais autoridades, que fizeram o encerramento oficial das atividades do Outubro Rosa 2015 no município. Na sequência, profissionais da ONG Rosa e Amor nos brindaram com palestras mostrando o papel fundamental da interdisciplinaridade e da interação entre diversas equipes (médica, enfermeira, assistente social, nutricionista, psicologia, terapia ocupacional, fisioterapia, terapias alternativas) junto aos voluntários no tratamento e seguimento das pacientes com o câncer de mama. Finalmente, pudemos ouvir depoimentos emocionantes de quem já enfrentou e enfrenta a doença, mulheres que dia-a-dia nos proporcionam exemplo de garra, perseverança e determinação.

    Obrigado a todos vocês que participaram conosco dessa incrível troca de experiências e informações!

    O Outubro Rosa acabou, mas a nossa luta pela causa continua! Já aguardamos ansiosos nosso próximo encontro, Outubro Rosa 2016!

     

    Deixe seu comentário →

Deixe seu comentário

Cancelar